O profissional responsável pela área de comunicação interna tem que pensar como público prioritário unicamente o funcionário e tratá-lo como cidadão corporativo, já que assim deixa mais integrados empresa e funcionários.
Para o sucesso de uma área seja ela qual for, é necessário um profissional que seja especializado no assunto. Muitas pessoas acreditam que o ato de comunicar é fácil e que para isso qualquer profissional é suficientemente qualificado para executar tal tarefa.
A verdade, no entanto, é que para a Comunicação Interna ter sucesso é necessário que seja coordenada por um profissional especializado em Comunicação.
As principais características desejáveis para o Profissional de Comunicação Interna são:
Ter formação superior nas Áreas de Comunicação ou Ciências Humanas e conhecimentos de cultura geral;
Visualizar de forma estratégica o negócio da empresa, o mercado onde está inserida e a realidade sociopolítica e econômica do País;
Possuir capacidade de conciliar as necessidades específicas de uma área com os objetivos e valores da organização;
Conhecer a cadeia de tomada de decisões, procedimentos e processos internos da empresa;
Saber identificar as necessidade de comunicação dos seus clientes internos, analisá-las criteriosamente e, a partir daí, elaborar uma proposta de ações, identificando os objetivos, estratégias, metas, públicos e prazos etc.;
Apresentar aos clientes internos as soluções de comunicação encontradas, juntamente com o planejamento de ações, cronograma e processo criativo;
Saber acompanhar o desenvolvimento interno do processo de comunicação, através das ferramentas propostas;
Saber medir seus resultados e impactos internos. Se necessário, propor reforço ou novo direcionamento na comunicação;
Ter facilidade no relacionamento interpessoal para viabilizar o trânsito em todos os níveis hierárquicos.
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