terça-feira, 24 de agosto de 2010

A importância do público interno

Muitas empresas já sabem: os funcionários são seus primeiros clientes. Eles são peças fundamentais na engrenagem que vai levar a organização ao sucesso ou ao fracasso. Por isso, fazer deles parte integrante de um grupo com os mesmos objetivos, valorizá-los, incentivá-los e municiá-los de informações estratégicas estão na linha de frente das ações de planejamento estratégico de qualquer organização.

Quando se pensa em público interno das empresas não é difícil se restringir apenas aos colaboradores efetivos que estão ligados diretamente ao processo de produção ou serviço para atender aos clientes. No entanto, o público interno é o agrupamento espontâneo, com ou sem continuidade física, perfeitamente identificável, originária das pessoas e dos grupos ligados à empresa por relações funcionais oficializadas. Assim, o público interno está composto pelos funcionários efetivos; assessorias e consultorias; funcionários temporários; estagiários; trainees; bolsistas; funcionários aposentados; ex-empregados; familiares e dependentes; funcionários terceirizados.

É importante citar que a família dos empregados é uma extensão do público interno por formarem um núcleo de pessoas que vivem diretamente do fruto do trabalho do seu membro, devendo ser considerada como aliada estratégica, uma vez que alimenta naturais expectativas de progresso da empresa e motivação natural do desenvolvimento profissional de quem trabalha nela. À família, pelo estímulo que representa aos empregados, devem ser planejados e dirigidos esforços de relacionamento e comunicação que consagrem essa parceria, incluindo visitas periódicas ás instalações da empresa e o recebimento de informações especialmente preparadas para elas.

Pode dizer, então, que um ambiente de receptividade dos públicos externos à empresa não existe sem que se tome como ponto de partida o ambiente de receptividade do público interno, afinal não se forma uma opinião favorável em quem está de fora sem que se obtenha uma opinião favorável de quem está dentro da empresa. Constituindo um universo de valores dos mais expressivos, o público interno, e aqui ressaltamos os funcionários, representam o maior trunfo para que uma empresa possa se desenvolver e cumprir sua missão. A esse público deve ser dirigida a maior e a melhor atenção, pois é com ele que a empresa vai empreender suas conquistas.

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