A comunicação interna é a base de sustentação de qualquer processo bem sucedido de comunicação integrada. Sem ela falta sustentabilidade para qualquer outro processo de comunicação.
Os objetivos da comunicação sempre foram tratados como tendo metas a médio e longo prazo, ao contrário de objetivos de ciências ou atividades dos campos das exatas, por exemplo, que se caracterizam pela urgência em mostrar resultados obtidos. Números são tão dinâmicos quanto momentâneos, e encontram-se num patamar de objetivos diferente daqueles buscados com atividades de comunicação. Pode-se dizer que o resultado buscado com a comunicação é verificado antes mesmo dos resultados numéricos.
A comunicação visa sempre a facilitar o entendimento entre a organização e seus públicos, de maneira a fazer com que estas relações tornem-se saudáveis e durem enquanto ambos os lados estejam tendo seus interesses atendidos. Um planejamento bem executado de comunicação resultará não necessariamente nos melhores números instantâneos, mas em números positivos de forma linear e contínua durante um longo tempo.
A comunicação interna é diretamente responsável pela harmonia e sincronia entre as pessoas e os setores envolvidos no processo empresarial. Ela trata de proporcionar e planejar os melhores caminhos para a informação em âmbito interno, criando facilidades e meios de cooperação total entre as peças da organização. Esta cooperação, harmonia e sincronia de informações proporcionadas internamente extrapola as fronteiras físicas da empresa, refletindo-se nas relações externas da mesma forma como acontece com as relações internas.
O relacionamento da organização no âmbito externo será o reflexo do tratamento da comunicação em âmbito interno, facilitando seus negócios.
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