segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Em comunicação, fuja do esteriótipo



A eficiência na comunicação interna está diretamente relacionada ao comprometimento das lideranças da empresa com a efetiva abertura à negociação e à troca de idéias. O maior problema no mundo empresarial é a falta do exercício da comunicação e da convivência das diferenças.

As pessoas no seu cotidiano de trabalho podem ser reconhecidas pelo modo como agem entre si e com os outros, pois elas estão desempenhando papéis estabelecidos pela organização, dentro de uma hierarquia de cargos e funções. As pessoas também são reconhecidas por sua natureza humana, pois elas são dotadas de razão e vontade; tanto o observador quanto o observado são levados constantemente a avaliar, julgar, criticar e formar juízo de valores uns em relação aos outros.

A compreensão do sujeito, independentemente dos papéis revelados na interação social, permite que se revele também uma capacidade latente para cada um saber agir em situações novas ou em diferentes realidades. Em comunicação se houver intenção de fazer-se presente no outro, não se deve enganar pelo estereotipo que se acredita serem o sujeito e o mundo circundante marcados por formalidades e regras pré-estabelecidas.

A cultura do diálogo é eficaz para solucionar praticamente todos os problemas organizacionais que, na grande maioria das vezes, estão relacionados a questões ligadas à falta de comunicação e diálogo. Pessoas com opiniões diferentes podem trabalhar juntas e integradas por objetivos comuns.

As organizações que possuem bons sistemas de comunicação interna são capazes de atingir melhores condições de planejamento estratégico, onde a informação flui com mais rapidez e facilidade. Além disso, o processo produtivo é mais dinâmico, motivando os colaboradores a serem mais conscientes das suas responsabilidades e dando-lhes tempo de dar também as suas sugestões e opiniões. Assim, todos os colaboradores trabalham em conjunto, de forma a atingir um objetivo comum, procurando trazer notoriedade à empresa e criando uma imagem de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.