terça-feira, 27 de julho de 2010

Alinhamento estratégico: a comunicação interna e os objetivos organizacionais

Entre os profissionais que atuam no mercado é recorrente a conexão entre comunicação interna e desenvolvimento organizacional. A comunicação clara, verdadeira e direta, que evidencia os objetivos e rumos organizacionais é fator de sucesso das organizações e chama à participação, compromete os funcionários, torna a empresa conhecida e transparente. Por meio de uma comunicação focada nos negócios, é possível promover o entendimento do contexto, dos objetivos, das dificuldades enfrentadas, das formas de condução dos problemas, do porquê das decisões, das justificativas para posicionamentos, das estratégias, das formas de impacto na organização e na vida e no trabalho dos empregados.

A comunicação interna, que motiva, mobiliza e cria comprometimento, é uma função estratégica a ser desempenhada com base em uma política global de comunicação e nos objetivos gerais da organização, em sinergia com as diversas áreas que formam o mix de comunicação organizacional e com a área de recursos humanos. O que possibilita a execução das atividades para o alcance dos objetivos organizacionais é a geração de proximidade, o sentido às experiências e o aprimoramento dos relacionamentos, no sentido de construir conhecimento.

Integrar os trabalhadores aos objetivos organizacionais é a melhor maneira de evitar o conflito no âmbito das organizações. A comunicação interna pode e deve promover esta integração. O alcance dos objetivos está relacionado à informação permanente sobre justificativas para ações, estratégias utilizadas e impactos na organização e nos empregados. Em contrapartida, a falta de comunicação e informação pode produzir sensação de insegurança e indiferença aos objetivos organizacionais. Afinal, não ser informado pode ser entendido como não ser considerado.

A comunicação organizacional interna, na administração de empresas, vai ao encontro da função de comunicar metas e objetivos às pessoas do corpo funcional, para que possam conhecer, compreender, assimilar, interpretar e dar significado adequadamente ao conteúdo das mensagens que recebem, agindo com interesse, motivação e criatividade. Ou seja, não basta gerar um grande volume de informações e sim conteúdos com significado para o empregado, que façam parte do contexto organizacional e que conduzam aos resultados desejados e ao desempenho eficaz da organização.

A empresa só poderá alcançar seus objetivos quando todos os funcionários tiverem alta capacitação e motivação em direção aos seus resultados esperados. O processo de comunicação interna se baseia na percepção do funcionário/colaborador sobre a organização e nas suas expectativas e demandas de informação, que devem ser investigadas. Para tanto, é necessário conhecer o cenário específico da organização, como as pessoas pensam e agem, contextualizar o momento organizacional, enfim, diagnosticar, planejar ações, prognosticar cenários e avaliar o entendimento das mensagens, com base no diálogo com as pessoas, que, em âmbito interno se estabelece em consonância com a cultura organizacional. Estabelecer essa interlocução com os atores sociais e considerar suas diferentes perspectivas nas decisões asseguram consistência, coerência e permanência do processo comunicacional e, conseqüentemente, favorecem a formação de sentido sobre sua atuação e de credibilidade de sua conduta.

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