quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Eficácia em Comunicação Interna

A comunicação eficaz é a melhor ferramenta gerencial existente. As pessoas, numa empresa precisam saber o que está acontecendo para que possam verdadeiramente participar.

Para uma boa comunicação interna é importante que sejam quebradas as barreiras de comunicação, como: diferenças na percepção, filtragem de conteúdo, problemas da língua, diferença de estados emocionais, sobrecarga da informação, complexidade da mensagem, status da competição da informação, falta da confiança, estruturas inadequadas de uma comunicação, escolha incorreta do meio e uma comunicação unilateral. A fim de que sejam superadas essas falhas, deve-se usar linguagem simples, verificar a interpretação do que é dito, estar ciente dos sentimentos do interlocutor e evitar-se a percepção seletiva.

Podemos listar quatro princípios necessários para uma comunicação eficaz: estimular a participação, evitar ambigüidades desnecessárias; ter etiqueta, ou seja, evitar intimidações; evitar encerramentos prematuros; ser breve e ajudar os outros participantes a serem corajosos; editar as conversas de maneira apropriada e utilizar uma linguagem dinâmica.

Para haver uma comunicação eficiente, deve-se ter a habilidade de ser um ouvinte ativo, bem como ser capaz de dar feedback, indispensável para um processo de comunicação eficaz, que venha a provocar mudanças de comportamento e a melhorar o desempenho. A comunicação eficaz é reconhecidamente uma das características fundamentais de organizações competitivas.

Os problemas na transmissão e interpretação de mensagens tornaram-se cada vez mais sutis e sofisticados, devendo a empresa manter um canal aberto com seus funcionários e reavaliar, constantemente, a linguagem, os meios e os canais de comunicação utilizados, a fim de ter-se uma comunicação eficaz.

Para que seja avaliada a comunicação interna, deve-se questionar os próprios funcionários acerca da percepção de sua eficiência. Pois, apesar de existirem princípios a serem seguidos, mesmo assim, isso não é suficiente para garantir que a comunicação venha a atingir os funcionários da maneira esperada.

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