Uma imagem constitui um conjunto de significados segundo os quais um objeto é conhecido e através dos quais as pessoas o descrevem, recordam e se relacionam. É o resultado da interação das crenças, idéias, sentimentos e impressões de uma pessoa sobre um objeto. A imagem é, então, a percepção exterior de uma identidade.
Os elementos componentes da imagem são a força, o conteúdo e a notoriedade. A força é a rapidez e a espontaneidade com que uma empresa se associa a um estímulo, o conteúdo são os atributos ou as características que se associam à organização e a notoriedade refere-se ao grau de conhecimento que as pessoas têm da organização
A imagem configura-se a partir da identidade da empresa, que se transmite através da comunicação de um conjunto de atributos. O êxito da imagem da empresa depende da conjugação da sua identidade com uma adequada comunicação dos atributos a projetar.
As organizações têm necessidade de criar uma imagem real, credível e motivadora, devendo, nesse sentido, desenvolver a participação e a adesão de todos na formulação e implementação dessa imagem.
Para a realização do trabalho e a consecução dos objetivos organizacionais são necessários dois elementos básicos: a partilha de informação, de idéias e de problemas entre o grupo, um acompanhamento constante e a transmissão do feedback sobre as tarefas e desempenho do grupo.
Uma comunicação interna bem planeada é essencial a qualquer empresa que deve estar atenta ao estado geral da moral e motivação dos trabalhadores. Para isso deve estabelecer um programa estruturado de comunicação interna baseado numa forte estratégia de comunicação. Esta percepção surge do reconhecimento de que os trabalhadores contribuem para o aumento da margem de lucro da empresa e que a sua participação nas atividades da empresa tem contrapartida no investimento.
Uma boa comunicação exerce um efeito positivo sobre o ambiente interno e, conseqüentemente, sobre a imagem global da empresa. Para a construção de uma imagem coerente, a comunicação interna deve ter a prioridade, ou seja, as mensagens que a organização quer difundir, devem ser dirigidas em primeiro lugar ao público interno.
Desde o momento que o comportamento de uma instituição é consequência do comportamento de cada indivíduo; desde o momento que o comportamento de uma instituição define a sua imagem, o comportamento de cada indivíduo deveria ser coerente com a imagem que se pretende dar.
Os funcionários representam um público muito importante para a administração de qualquer organização, porque constituem uma parte substancial de outros tipos de públicos, os quais concorrem para determinar a aceitação pública da organização e dos seus produtos ou serviços. O empregado participa simultaneamente de uma pluralidade de públicos - pode ser público proprietário, público consumidor, público eleitor ou público comunitário. Assim, ter boas relações com os empregados é assegurar a compreensão e o respeito das pessoas ligadas à instituição, o que se consegue mediante a explicação da sua política e intenções e, principalmente, sobre a sua atuação no interesse dos seus membros. É também proporcionar às pessoas a oportunidade de exprimir as suas opiniões à administração.
As organizações devem investir em ações de comunicação e envolvimento, explicitamente com os públicos internos, atendendo a que os públicos internos são veículo de divulgação externa da imagem da empresa, podendo assumir essa função pela negativa se não forem envolvidos; a coerência entre a comunicação interna e externa é necessária a uma comunicação eficaz; a organização tem que saber motivar e envolver em primeiro lugar o público interno, para o conseguir eficientemente ao nível externo.
A construção do sentimento de confiança e de credibilidade requer uma comunicação frequente. A comunicação só é realmente eficaz, quando os gestores respondem às solicitações dos empregados e partilham tanto as boas como as más notícias com o pessoal. Quando os gestores se envolvem pessoalmente na comunicação, aumenta o sentimento de segurança dos empregados. A informação necessária aos trabalhadores deve ser transmitida em tempo real através dos vários meios de comunicação, devendo ser transmitidas as informações relacionadas com políticas, procedimentos e comportamentos que afetam o pessoal e o reconhecimento da contribuição do trabalhador para o sucesso organizacional, sendo, este último, um fator muito importante, que deve ser divulgado e premiado internamente.
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