terça-feira, 20 de julho de 2010

A importância da implementação da área de comunicação interna

As organizações buscam a implementação de uma área de comunicação interna, pois ela é a chave da motivação, é o que permite às pessoas sentirem que podem expressar-se e que suas idéias serão executadas, valorizadas, o que, por sua faz, irá gerar satisfação e bem-estar no local de trabalho, gerando maior fidelização dos funcionários.

Os empregados são parceiros e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com a empresa, a sua missão e o seu negócio, eles estarão. A comunicação interna amplia a visão do empregado, dando-lhe um conhecimento sistêmico do processo. As ações da empresa devem ter sentido para as pessoas – sendo necessário que encontrem no processo de comunicação as justificativas para o seu posicionamento e comprometimento. Quando o funcionário sabe o que seu trabalho representa no todo da organização, qual a importância das tarefas que realiza, do que produz, o desempenha com mais eficiência.

Ao se consolidar o sistema de comunicação interna como fonte confiável de informações, dar-se-á um grande passo na direção para a construção de uma imagem organizacional positiva e uma reputação sólida. Isto porque, conta-se com o mais poderoso dos formadores de opinião: o próprio funcionário da organização. Os empregados são os melhores porta-vozes da instituição em que trabalham. Sua opinião sobre a organização vale muito para quem está de fora. Ele é o maior propagandista de sua organização. A imagem e a reputação se formam a partir de pequenas vivências e convivências e os públicos internos têm papel fundamental neste processo. Daí que investir na comunicação interna é investir no clima organizacional e em marketing também.

A comunicação interna tem a finalidade de interagir com as áreas para auxiliar no alcance das metas, pois se o funcionário tem em mente o papel que deve exercer, dará resultados para a empresa. Toda organização está inserida num mercado altamente competitivo. Com a globalização e a disseminação de novas tecnologias, a comunicação interna tem uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários para os novos desafios. A comunicação interna já não é mais uma área periférica e alia-se aos demais setores, tornando-se assim uma ferramenta imprescindível para a obtenção de resultados.

Por isso, o processo de comunicação interna precisa ser valorizado e os canais que ele dispõe (jornais, boletins, intranet, murais, novas tecnologias de comunicação digitais etc.) disponibilizados de forma eficaz e atrativa para que realmente cumpram sua missão de integrar todo o quadro funcional de uma organização. Comunicar é mais que informar, é atrair, é envolver. E neste processo, todos os empregados possuem seu valor e atuam de forma a tornar uma organização bem informada ou não.

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