segunda-feira, 19 de julho de 2010

Para que serve essa tal Comunicação Interna

A comunicação Interna é um conjunto de meios, processos, funções, acontecimentos e comportamentos que geram oportunidades para que se estabeleça a convergência entre os valores e os objetivos da empresa e os de seus colaboradores. Ela é, simultaneamente, decorrente da cultura da organização e elemento que consolida os valores pertencentes a esta cultura.

Cabe lembrar que a cultura de uma organização se forma por meio de grupos e da personalidade da organização. Os grupos se relacionam, desenvolvendo formas de agir e ser que vão sendo incorporadas por este grupo. A partir do momento que o grupo passa a agir automaticamente a cultura está enraizada e incorporada.

O papel da comunicação interna é transmitir aos colaboradores a missão, os objetivos, os acontecimentos internos, as negociações, os fatos que envolvem a matriz e as filiais, e os valores da organização, gerando motivação, produtividade e resultados. A Comunicação Interna é um sistema de informação paralela e não substitutivo ou um fluxo comunicativo funcional que circula por uma organização e é necessário para o seu desenvolvimento.

A Comunicação Interna tem um papel bastante relevante no contexto de marketing das organizações, pois os públicos internos podem, em diferentes circunstâncias, ser destinatários e receptores de mensagens, tanto de comunicação administrativa como mercadológica (negociação de salários e benefícios, aquisição de produtos da empresa etc.), e até mesmo institucional (funcionários, diretores e acionistas devem ter uma boa imagem da organização).

Entre os grandes desafios da Comunicação Interna podemos dizer que estão: a natureza dos relacionamentos, a proximidade do emissor com o receptor, a intimidade entre a organização e o funcionário, o nível de expectativas lado a lado, o portifólio de conflitos e a influência da comunicação informal.

A Comunicação Interna é fundamental para gerar credibilidade e confiança. Mostrar claramente o foco dos negócios, estimular posturas interativas, comportamento e mobilização para as metas, criar um espírito de pertencer e um clima favorável para o crescimento e desenvolvimento das empresas.

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