Toda organização, a partir de sua criação e por toda a sua existência, constrói um conjunto de valores, significados, padrões – a cultura organizacional –, criando configuração e identidade únicas, diferenciando-se, assim, das demais organizações. Essa gama de aspectos dá unidade e sentido à organização e permeia cada ação e decisão organizacional. A cultura organizacional também facilita e proporciona a adaptação, a integração e a convivência dos membros da organização, podendo evitar, diminuir ou até gerar conflitos. Ela é construída a cada dia, a partir das necessidades e influências dos fundadores, organização, empregados e dirigentes. Cada um influencia e é influenciado, agregando novos valores, formando-se, ao longo do processo, a cultura organizacional, que pode ser definida como um sistema de significados compartilhados pelos membros de uma organização. O sistema de significados é um conjunto de características-chave que a organização valoriza.
A comunicação interna objetiva o acompanhamento investigativo de comportamentos, atitudes e cognições do público interno, já que, a manutenção de agentes informados e envolvidos, através de partilhamento de valores, criação de sentimentos de pertinência e estímulo à participação coletiva visam a contribuir com a ação planificada do estrategista organizacional, que busca, nessa instância diretiva, reforçar a identidade organizacional. As práticas estratégicas de comunicação voltadas para o público interno evidenciam o interesse organizacional na articulação sistêmica de uma cultura sólida, proponente de participação ativa e de comprometimento do corpo funcional.
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