segunda-feira, 26 de julho de 2010

Comunicação Interna e Cultura Organizacional

Toda organização, a partir de sua criação e por toda a sua existência, constrói um conjunto de valores, significados, padrões – a cultura organizacional –, criando configuração e identidade únicas, diferenciando-se, assim, das demais organizações. Essa gama de aspectos dá unidade e sentido à organização e permeia cada ação e decisão organizacional.

A cultura organizacional também facilita e proporciona a adaptação, a integração e a convivência dos membros da organização, podendo evitar, diminuir ou até gerar conflitos. Ela é construída a cada dia, a partir das necessidades e influências dos fundadores, organização, empregados e dirigentes. Cada um influencia e é influenciado, agregando novos valores, formando-se, ao longo do processo, a cultura organizacional, que pode ser definida como um sistema de significados compartilhados pelos membros de uma organização. O sistema de significados é um conjunto de características-chave que a organização valoriza.

A cultura tem o papel de definir fronteiras, ou seja, ela cria distinções entre uma organização e outra, proporciona um senso de identidade aos membros da organização, facilita o comprometimento com algo maior do que os interesses individuais de cada um e estimula a estabilidade do sistema organizacional. A cultura emerge na organização pela sociabilização, por meio da interação diária dos membros que a compõem, visando à adaptação. Ao mesmo tempo em que expressa a organização, a cultura organizacional também a guia, oferecendo formas de pensar, sentir e reagir, que devem estar presentes na comunicação interna para produzir formas de comportamento desejáveis. Estas formas podem contribuir para a consecução dos objetivos organizacionais e para o sucesso da organização. Como conjunto de valores compartilhados, a cultura facilita a motivação e o compromisso com a organização. Não se pode esquecer, entretanto, que esses valores sofrem influências das normas, crenças e valores de uma sociedade. Portanto, o comportamento dos empregados, a formação da cultura organizacional e a comunicação organizacional são impactadas pelas mudanças sociais.

A comunicação interna objetiva o acompanhamento investigativo de comportamentos, atitudes e cognições do público interno, já que, a manutenção de agentes informados e envolvidos, através de partilhamento de valores, criação de sentimentos de pertinência e estímulo à participação coletiva visam a contribuir com a ação planificada do estrategista organizacional, que busca, nessa instância diretiva, reforçar a identidade organizacional. As práticas estratégicas de comunicação voltadas para o público interno evidenciam o interesse organizacional na articulação sistêmica de uma cultura sólida, proponente de participação ativa e de comprometimento do corpo funcional.

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