domingo, 2 de maio de 2010

O novo processo comunicativo social

A maneira como nos relacionamos hoje passa antes por uma tela de cristal líquido. Ou seja, vivemos um momento no qual as relações sociais estão sendo redesenhadas frente ao avanço tecnológico. Este cenário determina que as organizações tenham um novo olhar e uma nova atitude diante da sociedade. O papel do planejamento estratégico na contemporaneidade é auxiliar o profissional de comunicação organizacional em seu exercício de gerir o processo da relação entre as organizações e seus públicos, não mais com um molhar limitado, mas com uma visão global.

O avanço tecnológico por que passam telecomunicações, rádio, televisão, imprensa, computadores, Internet e transmissões via satélite impele a sociedade a um novo comportamento e, conseqüentemente, a um novo processo comunicativo social, com inúmeras implicações técnicas, éticas e morais.

Vivemos um período no qual a incorporação da tecnologia e das novas ferramentas digitais nas ações de comunicação organizacional é imprescindível. O planejamento da comunicação em seu todo não pode prescindir de atuar no espaço virtual. A tecnologia transformou-se em poderosa aliada da comunicação, uma vez que potencializa os resultados obtidos pela empresa, tornando a comunicação mais rápida e bem distribuída e, principalmente, ao eliminar distâncias físicas e temporais entre todos os envolvidos no processo comunicacional.

O poder que os novos suportes tecnológicos exercem na sociedade contemporânea é indiscutível. Por isso, a comunicação tende a contemplar os meios digitais como estratégicos para o seu negócio, visto que seus usos e aplicações contribuem para o mix que compõe a comunicação integrada. Para as organizações, o uso de tecnologias digitais é interessante, uma vez que permite a coleta de informações encontradas nas comunidades onde se encontram seus steakholders, valendo-se destas tanto para nortear suas ações mercadológicas quanto comunicacionais.

A comunicação digital assume instrumentos que colaboram para as comunicações de marketing, institucional e interna. Por isso, as diretrizes que a norteiam não podem ser isoladas do planejamento estratégico de comunicação da empresa, sendo ainda muito importante que possua seu próprio plano de comunicação estratégica. Portanto, a comunicação digital integrada é um processo dinâmico, em transição contínua e irreversível no ambiente das organizações contemporâneas.

Num panorama de ambiência digital em crescimento, o planejamento estratégico voltado para a comunicação digital permite aos profissionais responsáveis pela comunicação corporativa definir quais ações voltadas para os meios digitais são mais adequadas para a corporação.

A comunicação executada por meio de ferramentas digitais permite uma grande quantidade de relacionamentos ocorrendo simultaneamente em tempo real. A organização se depara com um extenso cardápio de instrumentos: hiperlinks, multimídia, comunidades de prática (wiki, RSS, blogs etc.), fotologs, chats, redes, twitter, podcast, instant messenger, entre muitos outros. A complexidade do ambiente digital obriga o profissional de gestão de comunicação organizacional a investigar os usos e aplicações para ajudar os públicos de interesse a compreender melhor as práticas adotadas no ambiente digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.