sábado, 15 de maio de 2010

Modelo para uma comunidade de prática e as ferramentas on-line

Não existe uma fórmula única para a organização de uma comunidade de prática. A tecnologia, neste caso o uso de ferramentas web no âmbito de uma comunidade de prática, permite melhorias em comunicação e trabalhos em grupo mesmo quando a distância física poderia ser considerada uma dificuldade.

Há dois tipos de oportunidade, para que os indivíduos se encontrem e compartilhem opiniões e informações na web, chamados de síncronas e assíncronas. As primeiras permitem que duas ou mais pessoas trabalhem em conjunto ao mesmo tempo, como nos sistemas eletrônicos de reuniões, whuteboards eletrônicos, videoconferências e ferramentas de chat. As assíncronas, compostas por e-mail, repositórios de conhecimento, fóruns de discussão, sistemas de gerenciamento de conteúdo e documentos e ferramentas de workflow, são aquelas que permitem o trabalho conjunto em momentos diferentes, sendo ideais para indivíduos com agendas intensas e múltiplos projetos, facilitando o trabalho conjunto quando não existe a possibilidade da compatibilidade nos horários da agenda profissional.

É preciso ressaltar a importância da colaboração on-line e seu uso para a gestão do conhecimento bem como a importância de sistemas de gerenciamento de conteúdo complexos, os quais devem contemplar o princípio básico do compartilhamento de conhecimento, permitindo a integração de dados estruturados e não-estruturados, além de descentralizar e delegar poderes aos colaboradores para a inclusão de informações e conhecimento tendo como função o compartilhamento das mesmas entre as comunidades.

São várias as novas soluções de software que ajudam o compartilhamento do conhecimento a se tornar parte dos próprios processos de trabalho. Pode-se observar uma convergência de ferramentas de colaboração, como as ferramentas de comunidades, comunicações e diálogos baseados na web e os sistemas de gerenciamento de conteúdo.

A escolha das ferramentas a serem adotadas por portal corporativo em uma comunidade de prática irá depender de vários fatores. O tipo de conhecimento a ser compartilhado (estruturado ou não estruturado), a existência e a dependência de algumas ferramentas de colaboração, são fatores determinantes na escolha das ferramentas. Assim como em todos os fatores importantes para a construção de um portal corporativo, a escolha das ferramentas adequadas deverá levar em consideração o público a ser atingido na organização analisando seus processos formais e informais de trabalho, o contexto físico e uma análise de como acontece a troca de conhecimento na organização. A análise destes fatores deverá ser feita através de entrevistas e até mesmo através da observação para os casos onde os indivíduos envolvidos não conseguem explicar como seu trabalho é realizado e quais fontes são utilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.