
Há dois tipos de oportunidade, para que os indivíduos se encontrem e compartilhem opiniões e informações na web, chamados de síncronas e assíncronas. As primeiras permitem que duas ou mais pessoas trabalhem em conjunto ao mesmo tempo, como nos sistemas eletrônicos de reuniões, whuteboards eletrônicos, videoconferências e ferramentas de chat. As assíncronas, compostas por e-mail, repositórios de conhecimento, fóruns de discussão, sistemas de gerenciamento de conteúdo e documentos e ferramentas de workflow, são aquelas que permitem o trabalho conjunto em momentos diferentes, sendo ideais para indivíduos com agendas intensas e múltiplos projetos, facilitando o trabalho conjunto quando não existe a possibilidade da compatibilidade nos horários da agenda profissional.
É preciso ressaltar a importância da colaboração on-line e seu uso para a gestão do conhecimento bem como a importância de sistemas de gerenciamento de conteúdo complexos, os quais devem contemplar o princípio básico do compartilhamento de conhecimento, permitindo a integração de dados estruturados e não-estruturados, além de descentralizar e delegar poderes aos colaboradores para a inclusão de informações e conhecimento tendo como função o compartilhamento das mesmas entre as comunidades.
São várias as novas soluções de software que ajudam o compartilhamento do conhecimento a se tornar parte dos próprios processos de trabalho. Pode-se observar uma convergência de ferramentas de colaboração, como as ferramentas de comunidades, comunicações e diálogos baseados na web e os sistemas de gerenciamento de conteúdo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.