domingo, 16 de maio de 2010

Gestão e comunidade de prática

Mesmo sendo uma rede informal, sem interferência direta no que é discutido, ensinado, aprendido, uma comunidade de prática deve contar com um moderador. Este terá o papel de gerenciador (conteúdo, participantes, tecnologias, trabalhos em grupo, experiência dos participantes, relatórios estatísticas, comunicação, reportagens e outras), buscando medir os resultados da comunidade.

Nos fóruns de discussões das comunidades, onde ocorrem os processos mais dinâmicos de troca de conhecimento, surgem alguns fatores de alto risco aos quais o moderador precisa estar atento. São funções do moderador estar atento às questões de taxonomia, responsabilizar-se pelo cruzamento e recuperação de informações e governar as relações de responsabilidades, deveres e direitos dos participantes.

HABILIDADES NECESSÁRIAS AO BOM MODERADOR

Habilidades de Liderança: o moderador deve abrir canais de comunicação com os participantes, permitindo absorver as suas demandas e construir uma visão que reflita o pensamento da comunidade. Dessa forma, os liderados sentirão que os seus objetivos foram considerados e apoiarão a missão do líder.

Habilidades de Negociação: deve constantemente negociar com os participantes as demandas relacionadas à participação; deve ser ciente da escassez do recurso tempo e mostrar boa argumentação para seduzir as pessoas a participarem. A negociação não se limita somente ao aspecto interno dos participantes, uma vez que o moderador deverá negociar constantemente com organizações externas, representando a comunidade.

Habilidades de Comunicação: envolve a boa comunicação com os diferentes membros da comunidade, alguns com posições de destaque e relevância no ambiente e outros com pouca experiência. A comunicação das regras e limites deve ser clara e explicitada a todos. Deve possuir boa redação para evitar interpretações dúbias e facilidade de comunicação oral para representar a comunidade nos eventos pertinentes.

Solução de conflitos: alguns temas conflitantes, competições entre membros / instituições e características pessoais dos participantes conduzem para a instauração de conflitos. O moderador deve procurar conhecer características dos participantes e evitar que focos de conflito sejam constantes no ambiente da comunidade.

Habilidades Técnicas: o ambiente virtual exige, a utilização adequada de ferramentas específicas, o que exige do moderador habilidades técnicas para conseguir transitar livremente por esse ambiente. A técnica não significa dominar regras de computação e programação, mas sim saber interagir, sem problemas, pelo ambiente virtual e conseguir aproveitar os recursos da melhor maneira possível.

O moderador deve ser motivador, perceber que na criação, compartilhamento de conhecimento e participação as pessoas precisam ser voluntárias, os membros devem ser encorajados, e não forçados, a participar. A motivação também é trabalhada através da participação do moderador, principalmente se este for um especialista, tornando-se um exemplo para os demais membros. Os moderadores devem exercer a função de coordenador, organizando o espaço de interatividade de forma que as informações sigam uma ordem lógica e amigável, com conteúdos concisos e sem duplicação de discussões ou temas, que deverão conter notas explicativas sobre a problemática, suas justificativas e seus objetivos.

Os moderadores devem ser anfitriões acolhendo os participantes, oferecendo atenção especial aos novos membros, convidando diferentes pessoas para diferentes níveis de participação. Também deve exercer a função de juiz, eliminando conflitos com bom senso e de acordo com as políticas estabelecidas de forma a diminuir o conflito.

Também são funções do moderador identificar os principais atores e temas que podem despertar o interesse da comunidade; organizar e coordenar o processo de apresentação dos novos membros dos fóruns; promover a participação dos membros dos fóruns identificando os fatores motivacionais para cada grupo de participantes; incentivar que cada participante mande uma primeira mensagem para os fóruns; propor e abrir novos temas que evitem discussões paralelas ou que possam desviar-se do tema originalmente proposto; monitorar as atividades de cada novo participante do fórum; não deixar que mensagens de novos participantes fiquem sem resposta; apresentar e fomentar a discussão das normas e condutas do fórum.

Ao buscar identificar os principais membros da comunidade o moderador deverá observar as características de cada usuário de forma a promover ações diferentes para cada grupo específico, de acordo com as suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.