segunda-feira, 10 de maio de 2010

Mídias digitais: ferramentas e instrumentos

As mídias digitais têm modelado novos espaços e novos tempos, além de estruturar novos conceitos culturais e sociais. Todas essas tecnologias e instrumentos vêm auxiliando na disseminação da informação e da comunicação, gerando interatividade e resultados. De certo modo, têm dado um aporte para garantir as formas atuais que a sociedade assume em um processo crescente de mundialização.

O espaço virtual corporativo que se configurou na década de 90 marcava a primeira geração de internet comercial, consierada como Web 1.0. Pouco interativo, com navegações às vezes entediantes, sem surpresas e com poucas expectativas, o conteúdo Web 1.0 não motivava o acesso freqüente aos sites.

As características técnicas da Web 1.0 são conhecidas pela multimedialidade, hipermedialidade e interatividade. A multimedialidade dá-se quando o link de um texto remete para um vídeo, fazendo a junção da multimídia (imagem, texto e som, texto e imagem) com o hipertexto (texto em formato digital ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso ocorre por meio de referências específicas chamadas hiperlinks, ou simplesmente links).

As ferramentas de comunicação utilizadas como instrumentos eram websites (portais, hot sites, intranet etc.), jornais e revistas on-line (veículos da mídia tradicional), e-mails e newsletters. A interação dos usuários dava-se apenas a partir de fóruns, chats e do fale conosco.

No cenário 1.0 as expressões comunicacionais ocorrem com baixa intervenção do receptor ou do usuário no conteúdo da comunicação, baixa capacidade de personalização do conteúdo e predomínio do emissor sobre o controle do conteúdo e de suas relações com o usuário.

Atualmente, a Web 2.0 tornou-se participativa e o ambiente on-line, mais dinâmico e interativo, passando os usuários a colaborar com a organização dos conteúdos. As ferramentas de comunicação são blogs, Wikis, SMS, MSM, e-mail, comunidades virtuais (Orkut, Myspace, Peabinus), YouTube, Flickr, picasa, SlideShare, Digg, Slashdot, Overmundo, Second Life, FaceBook, Twitter, Iphone, por meio das quais os usuários interagem de forma anônima, criam identidades ou mostram a sua própria identidade, expressando opiniões e partilhando experiências.

Mais do que falar com os amigos e ver fotos, as redes sociais reúnem um mundo de possibilidades para os gestores de empresas, seja lá qual for o tamanho delas. Mas para usar essas ferramentas a favor dos negócios é preciso desenvolver diferenciais inovadores. Através das redes de relacionamento as empresas têm a chance de se tornarem uma fonte de informação respeitada, comunicar-se diretamente com seus públicos de interesse e ouvi-los eficientemente, com baixo custo e confiabilidade. Mas para ingressar nesse mundo e usufruir das oportunidades virtuais é preciso conhecer melhor as ferramentas disponíveis.

Existem três grandes vertentes sociais. A primeira é composta pelas sociais informais, como o Orkut e o Facebook, nos quais pessoas conhecidas como amigos e vizinhos se relacionam. Perfis de empresas fazem parte da segunda vertente, que reúne não necessariamente pessoas conhecidas, mas que freqüentam a mesma escola ou trabalham na mesma empresa, por exemplo. Ferramentas como o Twitter ou o Wikipedia compõem a terceira vertente, que reúne pessoas desconhecidas que buscam algo em comum. E é dentro desse universo que os integrantes de mídias sociais compartilham idéias. A ferramenta Wiki permite a criação de conteúdos básicos que poderão ser expandidos pelos públicos e/ou comunidades. O Twitter pode ser usado para manter o público informado e vale ressaltar que atualmente 90% dos usuários de telefones celulares inteligentes acessam o Twitter, dado que dá uma boa idéia do potencial mercado que esta e outras redes sociais oferecem. O e-mail é uma das principais ferramentas do comércio eletrônico (e-commerce), sendo que as pessoas já se familiarizaram com este instrumento de interatividade como uma forma de otimizar o feedback.

Além das ferramentas já citadas existem muitas outras, como listado anteriormente. No entanto, para garantir o nível de relacionamento em canais eletrônicos, é necessário investir em profissionais capacitados, que entendam de gestão de comunicação eletrônica e de produção de conteúdo digital. Os comunicadores devem conhecer exatamente como funciona cada uma das mídias digitais e fortalecer o seu uso nas organizações, aproximando os negócios aos públicos de interesse.

Embora as organizações se deparem com o uso ou com a existência de novos instrumentos de comunicação, ainda não são todas as que atribuem a esta comunicação a importância que ela deveria merecer. O potencial financeiro das redes sociais vai além do lucro. As empresas despreocupadas com as experiências dos consumidores podem sofrer graves prejuízos via internet. O caso emblemático é o do músico Dave Carrol, que durante um vôo pela United Airlines teve seu violão danificado. Carrol tentou reclamar o prejuízo, mas ninguém da empresa deu atenção. O resultado foi um prejuízo de US$ 180 milhões em suas ações, que caíram após a disseminação de um vídeo via Youtube em que Carrol cantava uma música reclamando da desatenção da empresa. O vídeo teve seis milhões de acessos. Ou seja, um dos grandes trunfos desses meios é possibilidade de replicar e se eternizar.

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