A comunicação precisa ser considerada não meramente como instrumento ou transmissão de informações, mas como processo social básico e como um fenômeno nas organizações. As ferramentas digitais estão sendo utilizadas pelos diversos públicos e nas organizações. Toda convergência midiática presente no cotidiano do cidadão percorre o fazer comunicacional das organizações com igual intensidade, pois estas são parte integrantes da sociedade e formadas por pessoas que se intercomunicam e se interrelacionam por meio da comunicação, seja ela interpessoal, grupal, das mídias tradicionais ou das digitais.
A comunicação nas organizações opera-se sob novos paradigmas e a comunicação digital ocupa um espaço de destaque na convergência midiática pelo poder de interatividade que possui nos relacionamentos institucionais e mercadológicos. A interação social permite às organizações compartilhar informações com seus públicos e obter um rápido feedback. As empresas devem tomar cuidado ao partilhar informações, pois as mídias sociais são classificadas como uma das formas de comunicação mais influentes.
Se as empresas utilizam a mídia para a transmissão de mensagens que não atendam às aspirações e aos anseios de seus públicos, isso pode acarretar sérias conseqüências para elas. A falta de preparo e experiência dos profissionais responsáveis por partilhar as informações aos públicos pode gerar resultados negativos para a imagem de uma marca, podendo destruir sua reputação, quando o objetivo deve ser alavancar a imagem e valorizar a reputação. Quanto mais forte é a marca da empresa informativa, maior é o seu potencial de inovação on-line e maiores são as chances de atingir a liderança no mercado.
Quando uma empresa decide priorizar seus recursos em atividades diretamente ligadas à tecnologia e escolhe por estruturar todo o restante das ações de seu planejamento estratégico em função desta prioridade, podemos dizer que ela escolheu uma estratégia tecnológica. A empresa deve avaliar os valores culturais face aos conteúdos gerados pelas novas mídias e, depois, analisar o impacto das tecnologias de informação absolutamente relacionadas às questões culturais, seus valores e seus recursos, ampliando o conceito do processo de inovação tecnológica e da formulação de sua estratégia. Toda e qualquer estratégia de presença digital de uma empresa deve partir de um conceito claro do que é a internet para o negócio. A internet não deve ser considerada apenas um meio de comunicação. Ela é o sistema de comunicação da nova economia.
Hoje é praticamente impossível uma empresa fundamentar sua comunicação institucional e promocional fora do conceito de comunicação digital integrada, apenas usando estratégias de relações públicas e técnicas de gerenciamento da comunicação com os públicos e a opinião pública só para apagar incêndios. É preciso investir constantemente em tecnologia da informação, em desenvolvimento de sistemas e aplicativos e no treinamento de profissionais de comunicação para diferenciar o seu conteúdo na web, atrair leitores digitais, gerar lucratividade e sobreviver no novo meio. O fundamental é encontrar a melhor forma de transformar as mensagens em conteúdos adequados às características tecnológicas e de mercado do mundo digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.