sábado, 8 de maio de 2010

Intranet como ferramenta de comunicação

Foi por volta de 1995 que as corporações, ao perceberem que poderiam fazer uso das facilidades das tecnologias aplicadas à Internet, começaram a desenvolver as suas Webs internas com a finalidade de compartilhar informações de seus interesses já que há muitos anos as corporações tinham problemas de distribuição de documentos e dados. Em meados de 1995 começou a se adotar o termo Intranet para as Webs internas, sendo definida como uma rede privativa de computadores que se baseia nos padrões de comunicação de dados da Internet pública.

As Intranets são redes corporativas que utilizam a tecnologia e a infra-estrutura de comunicação de dados da Internet. As ferramentas Web colocam quase todas as informações a seu alcance mediante alguns cliques no mouse. Quando você dá um clique em um vínculo Web, tem acesso a informações de outro computador, que pode estar num país distante. Não importa onde a informação esteja, você só precisa apontar e dar um clique para obtê-la. Um procedimento simples e poderoso.

Observando o ponto de vista empresarial, uma Intranet é um meio privativo que permite troca de informações e oferece vantagens inigualáveis em termos de custo e recursos através da integração de serviços de redes tradicionais. Elas representam uma valiosa contribuição para o kit de ferramentas do profissional de comunicação que queira desenvolver projetos de gestão do conhecimento. E quem não é um profissional do conhecimento nestes tempos tão competitivos?

A Internet tem um escopo global, é mantida por canais públicos de comunicação e está aberta a qualquer pessoa, sem restrição quanto ao conteúdo. Por outro lado, uma Intranet tem um escopo estritamente limitado. Ela pode conectar um departamento ou uma empresa inteira. Mas funciona como uma comunidade bem definida e restrita. O conteúdo de uma Intranet limita-se às necessidades de informações de sua comunidade de usuários e pode ser determinado antecipadamente.

Se, nas definições observadas, a Intranet costuma a se assemelhar a Internet utilizando o mesmo protocolo TCP/IP (FTP, SMTP, MIME, HTTP), mesmo modelo cliente-servidor, padrões abertos e usufruem recursos de hipertexto e multimídia, quais seriam as diferenças entre a Intranet e a Internet? Há aspectos distintos entre a Intranet e a Internet, sendo eles relativos ao acesso, ao gerenciamento, ao foco, ao conteúdo, à utilização e à segurança.

Como já foi apresentado as Intranets são redes corporativas e, assim, de conteúdo de acesso privado, havendo usuários autorizados, contidos em um determinado grupo departamental ou da organização como um todo, sendo controladas e administradas pela organização, ligadas às metas da companhia, apresentado normalmente dados que não se destinam ao consumo externo, como as cifras de vendas, buscando cumprir objetivos específicos bem definidos e podendo ser configurada para qualquer nível de segurança e proteção.

Já a Internet caracteriza-se pelo acesso público, ilimitada e voltada para diversas finalidades, normalmente sem controle de uma pessoa, grupo, governo, vista como forma de marketing, disponível em escala mundial para variadas possibilidades de utilização e sem possuir recursos de segurança significativos. A Intranet é muito mais do que uma interligação de servidores que executam tarefas semelhantes, é um sistema cooperativo que envolve pessoas e computadores. Ela não exige apenas um ótimo plano arquitetônico para lidar com a tecnologia, mas também a cooperação, o desenvolvimento de relacionamentos humanos e da confiança mútua entre grupos de pessoas que até então nunca tinham trabalhado juntas.

A produtividade e o sucesso da Intranet como ferramenta de comunicação interna acontece quando seu uso colabora e aperfeiçoa o compartilhamento de informações entre as pessoas que fazem parte de uma corporação. Quando esse objetivo é alcançado pode-se dizer que sua implantação atingiu plenamente o seu objetivo principal.

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