sexta-feira, 7 de maio de 2010

A rede empresarial

As ferramentas utilizadas para a comunicação interna são muitas e transitam de acordo com o perfil da empresa, entre as tradicionais e as mais inovadoras, produtos do ambiente tecnológico em que vivemos.

O desenvolvimento tecnológico veio somar novos instrumentos à comunicação organizacional, deflagrando uma nova geração de meios de comunicação corporativos, responsável pelo encurtamento de distâncias e pela abertura de novos canais de diálogo. Dentre estes, destaca-se a comunicação por meio de computadores, via e-mail, Websites, blogs, MSN, intranets, extranets, portais corporativos, comunidades em redes, wikis e muitos outros.

Apesar de as ferramentas tradicionais ainda serem utilizadas, existe uma convergência à predominância das ferramentas digitais. Sem análise adequada de resultados, não há uma fórmula que indique quais desses instrumentos é o mais eficiente. No entanto, para que as empresas acompanhem o movimento causado pelos meios digitais, é preciso estarem atentas a quaisquer novos instrumentos de comunicação que venham a enriquecer a comunicação na sua forma mais integrada.

Diante das muitas alternativas, a melhor forma de eleger as ferramentas adequadas é traçando um planejamento estratégico composto por uma análise situacional e ambiental no qual seja feito o reconhecimento do cenário cultural interno. Cultura empresarial ou organizacional compreende um conjunto ou sistema de significados que são compartilhados por uma determinada empresa ou entidade num tempo específico. Ela inclui valores e crenças, ritos, histórias, formas de relacionamento, tabus, tipos de gestão, de distribuição da autoridade, de exercício da liderança e uma série de outros elementos. A cultura empresarial pode ser vista como resultado de um aprendizado coletivo e que identifica ou singulariza as organizações.

O profissional envolvido na comunicação organizacional deve saber que o modo de uma organização transmitir a sua mensagem é vital para o seu sucesso. Comunicar-se tanto com o público externo quanto interno pode mudar a imagem que as pessoas têm da empresa e de seus produtos ou serviços.

O público interno é um forte aliado em relação ao sucesso das ações de implantação de ferramentas digitais na comunicação corporativa. Os grupos sociais, formados a partir da cultura predominante dentro da organização, devem ser considerados durante o planejamento de implantação de mídias digitais como meio de comunicação, pois cada um deles tem diferentes conceituações sobre o uso de novas tecnologias.

O aproveitamento adequado dos meios digitais está diretamente atrelado à usabilidade, à acessibilidade e à intimidade do público interno com o ambiente digital. Nem toda empresa que adota a ferramenta digital como um meio de comunicação com o público interno obtém o sucesso almejado.

A gestão do relacionamento entre as organizações e seus públicos deve ser efetivada por meio de ações estratégicas e constantemente avaliada no que tange aos resultados obtidos. A rapidez do surgimento da multiplicidade de meios digitais de comunicação e informação gera a necessidade de profissionais que estejam constantemente atualizados, pois a mudança de paradigma de uma sociedade analógica para digital não pode ser ignorada. O público deixou de ser passível, ele interage e é necessário que as ações de comunicação sejam administradas adequadamente, permitindo dessa forma que os canais/meios sejam monitorados regularmente.

Já as escolhas das ferramentas e ações comunicacionais voltadas ao público interno são determinantes para a forma que a atuação do profissional seja vista. De acordo com os resultados, a função do comunicador pode ser vista apenas como um instrumento responsável por transmitir informações, ou como uma importante área estratégica responsável por agregar valor à organização.

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