terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Os sete princípios essenciais da Comunicação Interna

Há sete princípios da comunicação, na minha opinião, pelos quais uma organização deve reger-se para desenvolver as suas mudanças internas e alcançar o sucesso. Estes princípios surgiram como resposta às dificuldades encontradas na realidade empresarial sendo a sua aplicação facilitadora do desenvolvimento da comunicação interna. Os princípios são os seguintes:


Transparência: para comunicar com transparência, é necessário racionalizar em termos de análise de objetivos e resultados organizacionais;

Simplicidade: A comunicação deve chegar a todos os colaboradores, que devem compreender as mensagens de uma forma clara. As mensagens devem ser simples e acessíveis e os suportes utilizados devem ser os adequados à mensagem a transmitir;

Rapidez: a rapidez de difusão da informação assegura o interesse do receptor, evita a formação de rumores e que os colaboradores sejam informados em primeiro lugar pelos meios exteriores à organização;

Adaptação: este princípio tem por base a cultura da empresa. As publicações devem ser adaptadas às necessidades dos trabalhadores, tendo por base a cultura existente;

Envolvimento: traduz-se na troca de impressões com os colaboradores, havendo uma presença do discurso da direção em todos os suportes de comunicação e também do discurso dos trabalhadores nos suportes de comunicação ascendente;

Sedução: a comunicação interna deve seduzir para poder chamar a atenção, despertar o interesse e sobretudo persuadir o receptor da mensagem;

Antecipação: a organização tem de estar preparada em termos de comunicação, para poder responder a possíveis acontecimentos, a reações de colaboradores e a mudanças que podem acontecer dentro da organização.

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