quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Branding Interno

A premissa básica do Branding interno é criar um sistema formado por pessoas, em que os seus comportamentos suportem as mensagens corporativas internas e externas. O Branding interno é a aposta clara de uma organização em desenvolver-se de dentro para fora, ou seja, é assumir por completo que para conseguir conquistar o mercado tem primeiro de conquistar o seu público interno, por meio de uma série de técnicas desde o recrutamento, passando pelo crescimento/desenvolvimento do empregado até à sua retenção. É um processo que permite estabelecer um laço afetivo entre a Marca e as pessoas da organização, mas para que tal aconteça, a missão e os valores da empresa devem ser claros e corretamente passados/transmitidos para as pessoas, o que constitui tarefa fundamental da comunicação interna.

Um programa de Branding interno potencializa a identificação com a organização por parte dos recursos humanos e um sentido de unidade, que são a fundação da motivação e da performance e se baseia em saber quem é a organização, o que é que faz e quais são os seus objetivos estratégicos. Um colaborador que esteja familiarizado com a Marca corporativa revela sentimentos positivos e orgulho em representá-la. As empresas que atribuem maior importância à comunicação interna são conhecidas por terem níveis mais elevados de envolvimento dos trabalhadores e melhor reputação.

Quando os colaboradores estão alinhados com a Marca interna, ou seja, quando compreendem e aceitam os valores desta, adequando as suas atitudes e comportamentos à Marca, o seu desempenho aumenta, aumentando também a sua satisfação e a dos clientes. Por isso, o Branding interno é uma ferramenta organizacional que possibilita o alinhamento entre a imagem interna e externa da organização, traduzindo a Marca corporativa em comportamento interno e em sistemas que apoiam os recursos humanos a converter a promessa da Marca numa realidade para os clientes.

O Branding interno é um processo a longo termo de ajustamento dos comportamentos dos colaboradores, que implica métodos de comunicação e cadeias de comando de gestão, de forma a atingirem a identidade pretendida.

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