domingo, 20 de junho de 2010

Comunicação: do linear analógico ao digital

O processo comunicativo deve sistematizar e construir as comunicações eficientes, valendo-se de canais e formatação adequados, capazes de motivar e gerar iniciativas espontâneas. Quando nos referimos ao processo comunicacional das organizações, subentendemos aqueles elementos básicos que o constituem (fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor).

A mensagem é a forma física na qual o emissor codifica a informação com a pretensão de transmiti-la a alguém. A mensagem pode ter qualquer forma que possa ser captada e compreendida por um ou mais dos sentidos do receptor, ou seja, a fala pode ser ouvida, um texto pode ser lido, os gestos podem ser vistos.

Quando um emissor é intimado por seu receptor durante o processo de envio de uma mensagem, a própria mensagem e a interpretação dela serão afetadas. Trata-se de um processo relacional entre indivíduos, departamentos, unidades e organizações.

Existem vários tipos de comunicação. A comunicação intrapessoal é aquela realizada com nós mesmos, por meio do pensamento, de anotações em papel ou eletronicamente. A comunicação interpessoal envolve duas ou mais pessoas, por meio de trocas de informação face a face, por meio eletrônico ou outros. A comunicação em grupo é aquela realizada entre três ou mais pessoas, podendo o grupo ser pequeno, grande ou uma massa. Ela se realiza eletronicamente, por jornais, revistas, TV etc.

FERRARA, em Comunicação, espaço, cultura, afirma que o processo comunicativo se consolida à medida que evolui do eletrônico para o digital. A relação entre emissor e receptor é substituída por uma interação entre o internauta e as redes, resultante de uma navegação única e individual que gera um processo comunicativo entre arquiteturas informativas (site, blog, comunidades virtuais, entre outros), conteúdos e pessoas. O emissor não mais emite mensagens, mas constrói um sistema com rotas de navegação e conexões. A mensagem torna-se um programa interativo que se define pela maneira como é consultado, de modo que a mensagem se modifica na medida em que atende às solicitações de quem manipula o programa.


A tecnologia digital estimula esse processo manifestando uma enorme potencialidade não somente de conexão, mas de experimentação, unindo realidades e indivíduos distantes e possibilitando formas inéditas de contato social, de mercado e de produções. O suporte digital advindo do avanço tecnológico proporciona facilidade na transmissão de informações.

O processo comunicativo chega a um ponto de evolução em que o analógico cede lugar à criação pessoal, permitindo o compartilhamento e a difusão de informações. Enquanto a informação analógica é contínua, a informação digital é bipolar. O processo de criação é descentralizado, facilitando a comunicação entre as pessoas e as organizações. Para que esse processo seja eficiente é fundamental o conhecimento das mídias digitais e de suas ferramentas, sem isso as empresas não conseguirão valer-se das vantagens oferecidas pelos meios digitais para melhorar a comunicação com seus steakholders.

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