Decida o que quer fazer. Isto mesmo! Isto pode parecer mais complicado do que parecemas, trata-se basicamente de decidir até onde a sua empresa está disposta a ir nesta área. Decidir se quer ser pró-ativo ou reativo. Irá escolher apenas responder ao que já é dito sobre si on-line ou irá ser pró-ativo e criar grupos e contas on-line que irão interessar novos clientes e reter os seus atuais, fazendo-os participar e responder, e mais, indo também a blogs e fóruns sobre a sua área de negócio e comentar nos mesmos? Esta decisão é a chave do sucesso, pois sem uma visão geral sobre social media, é díficil obter os resultados desejados.
Determine o que constitui social media para a empresa. O que irá constituir a sua estratégia de social media é determinar quais os canais que realmente fazem sentido para para a sua empresa e para os seus produtos/serviços. Entenda onde os seus clientes, potenciais clientes e fornecedores estão e como cada website funciona. Uma estratégia bem-sucedida de social media é aquela que usa os canais que fazem sentido para o negócio em questão e permite uma troca de comunicação aberta.
Entenda que social media é uma estrada de 2 sentidos. Sim, escrever conteúdo relevante é chave para manter os seus clientes e potenciais clientes interessados nos seus grupos e atividades on-line, mas além de escrever e transmitir informação de qualidade, ouvir também o que os clientes lhe dizem sobre a e sua empresa e o seu produto/serviço é chave para uma boa estratégia de social media. Uma das grandes vantagens do social media é a interação entre pessoas, é a comunicação que se forma e a possibilidade de ter feedback direto.
Os websites de social media possibilitam às empresas fazer inquéritos, sondagens, concursos on-line, etc., de forma a obter informação que irá ajudar a delinear a estratégia geral dos produtos/serviços da empresa. Mas, não é apenas saber diretamente dos consumidores quais os problemas que eles sentem na empresa/serviço/produto, o que irá ajudar a delinear estratégias e estar à frente da concorrência. As mídias sociais digitais possibilitam começar uma conversação on-line que faz sentido e que faz os consumidores sentirem que a sua empresa os entende.
A sua estratégia de social media deve integrar toda a empresa. Uma estratégia bem-sucedida implica envolver todos os departamentos da empresa e os objetivos anuais de marketing duma forma geral. Implica que quem é responsável pelo social media interaja constantemente com outros departamentos de forma a ter acesso a toda a informação relevante e recente, e também significa envolver os funcionários da empresa em todas as atividades de social media, de forma a que sintam que a sua contribuição é relevante.
Seja sempre aberto e honesto. Isto significa ser transparente em tudo o que faz. Se houver algum erro, admita-o e siga em frente, em vez de o camuflar. Isto irá criar respeito. Se tiver um blog ou uma conta no Twitter, diga aos consumidores quem exatamente está por trás deles. Isto dará um rosto e um nome às conversações e fará as pessoas sentirem-se mais confortáveis nos seus grupos e blogs.
Evite envolvimentos de curta duração. Em social media é necessário ganhar o consumidor e mantê-lo motivado e interessado nas suas atividades on-line e na sua empresa, a longo prazo. Para isso é necessário uma estratégia a longo prazo que envolva diversas campanhas ao longo do caminho que mantenham o envolvimento e criem diálogo. Estas campanhas podem ser curtas, mas todas elas devem ligar-se umas às outras como parte de uma grande campanha que seja consistente em seus objetivos.
Tenha sempre em mente que social media é uma conversa pessoal, de um para um. Social media não é o lugar para grandes dissertações sobre a sua empresa. Social media é para informar o público sobre as vantagens do seu produto/serviço e criar uma relação entre a empresa e o consumidor. É tratar cada um de forma pessoal e ter uma conversa aberta, de um para um, não de empresa corporativa para consumidor. É uma oportunidade de mostrar o lado humano de um produto/serviço (ou de quem está por trás dele). E, em decorrência, fazer com as pessoas se interessem em visitar ou voltar a visitar seu site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.