Em pleno século XXI, na Era da Informação, as organizações não são mais dimensionadas apenas pelos seus ativos financeiros e patrimoniais e pela sua participação no mercado, mas sobretudo por apresentarem uma estrutura organizacional altamente flexível, com novas formas gerenciais e administrativas.
Isto nos direciona a uma nova e mais clara perspectiva, acerca dos ativos intangíveis e invisíveis na organização, como: o capital intelectual, referente à estrutura interna da empresa, sua memória, seus conceitos e modelos, o capital externo, referente a fornecedores e clientes e finalmente o maior patrimônio das organizações na atualidade, a flexibilidade e a inovação. Tudo isso, agregado ao capital humano, representa o conhecimento e a somatória de competências e talentos das pessoas participantes das organizações, aspectos vitais para a manutenção e crescimento das mesmas.
Somente o fortalecimento de uma cultura organizacional que desenvolva valores e reforce a construção de uma identidade da organização junto aos seus diferentes públicos – os públicos de interesse, stakeholders - propicia crescimento constante e motivação em todos os envolvidos e atuantes no processo, refletidos no capital humano da empresa.
Com tantas variáveis, as organizações passaram a dar cada vez mais importância ao seu público interno, seus funcionários e terceirizados, percebendo-os como parceiros e colaboradores, portanto, formadores de opinião, dos quais dependem a administração e a vitalidade da empresa, num contexto de uma economia globalizada.
A comunicação interna nas empresas é um dos principais canais utilizados na disseminação da cultura organizacional de uma empresa. Somados a ela, outros instrumentos de divulgação resultam em um trabalho de comunicação integrada, pensado a partir de um plano de comunicação, com intenções e ações bem definidas, principalmente no que se refere ao uso dos canais e linguagens apropriadas, visando atingir todos os níveis de comunicação, seja interpessoal e intrapessoal.
A gestão do conhecimento e a existência de um plano de comunicação se tornaram elementos estratégicos no cotidiano das organizações, melhorando a utilização dos canais externos tradicionais, a comunicação massiva, como o rádio, a televisão e a imprensa escrita. Também contribuem para a eficácia da comunicação interna (fluxo comunicacional) através do uso de suas já conhecidas ferramentas, como por exemplo, o newsletter, o jornal impresso. Estratégica também é a introdução nas organizações de novas ferramentas tecnológicas, a partir de plataformas digitas, como a rádio corporativa, a intranet, o ensino à istância (e-learning) e a Tv Corporativa.
O Brasil, com mais de 170 milhões de habitantes, tem a TV como bem de consumo número 1 no mercado. Não é difícil perceber entre as favelas paulistanas feitas de pedaços de madeira uma moderna antena de transmissão via satélite e TV's de plasma.
As empresas passam por constantes transformações e o grande desafio da comunicação é informar e inovar sem perder a identidade. Porém, como então comunicar, e comunicar com precisão para públicos diversos dentro da instituição?
A TV exerce papel muito importante perante toda a sociedade. Desde sua criação, o meio reformulou a dinâmica da política, religião, jornalismo, esportes etc. A maioria das pessoas foram "educadas" pela televisão. Sendo assim, tornou-se um canal muito forte de comunicação, além de ser eficaz, pois todos conseguem absorver a informação com maior facilidade além de gravar logotipo, animações e cores que reportem diretamente à empresa a qual o colaborador faz parte. A TV Corporativa, nestes casos, funciona como aliada na transmissão da mensagem e com sucesso maior na comunicação por conta da cultura da televisão no Brasil. No âmbito corporativo, sua eficácia é comprovada na melhora da comunicação com os colaboradores e multiplicação da cultura organizacional.
Com o avanço tecnológico e a disponibilidade de assistirmos a TV via web e celular, podemos criar através da intranet um canal para treinar, informar, divulgar, entreter e prestar serviços de uma maneira simples, interativa e inovadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.