Dificilmente as empresas alcançarão suas metas se não fornecerem meios e canais de comunicação aos seus colaboradores, razão pela qual a comunicação interna é primordial tanto para o sucesso da empresa como para o desenvolvimento do ser humano na organização.
Os colaboradores têm cumprido suas metas servindo de embaixadores das organizações para os mais diversos públicos e, com isso, as empresas se sentem cada vez mais seguras para investirem em seus funcionários e incentivá-los a participar das atividades de comunicação.
Para empresas que buscam alcançar um progresso sustentado, o diálogo constitui-se em um instrumento estratégico porque além de humanizar o trabalho melhora o relacionamento entre o público interno da empresa e impulsiona um fluxo eficiente de informações funcionais e operacionais.
Agir com transparência, dar espaço à iniciativa alheia e usar o empowerment para criar um clima de confiança interna que com o passar do tempo se torna auto alimentador do processo são as premissas que tornam a comunicação interna capaz de humanizar as relações de trabalho.
Quanto mais os profissionais de comunicação chegam aos cargos mais altos nas organizações, mais humanizadas elas se tornam em razão de um maior nível de conscientização dos funcionários e de percepção de uma maior participação da empresa nas relações sociopolíticas com seus públicos.
Com o enfraquecimento do estado, da igreja e da família, a empresa tem um papel cada vez mais ativo na vida de seus colaboradores para que estes se sintam sempre como seres humanos respeitados e importantes. A comunicação interna tem como um importante papel materializar o respeito pelas pessoas, ainda que essas não sejam consideradas ativos intelectuais e nem ilhas de competência.
É função da comunicação interna mostrar ao funcionário o quanto a empresa o valoriza como pessoa, cidadão e trabalhador. O principal diferencial competitivo de qualquer organização, necessariamente, deve ser o capital humano e intelectual e tal política tem o poder de fazê-los se sentirem valorizados.
E é por isso que a comunicação interna tem de ser um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica. A comunicação interna deve, portanto, estar integrada à comunicação corporativa, correndo paralelamente com a circulação normal da comunicação que perpassa todos os setores da organização, permitindo seu pleno funcionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.