tag:blogger.com,1999:blog-25219851745716277352024-02-18T18:18:22.563-08:00VOZ DA COMUNICAÇÃOESSE É UM ESPAÇO SOBRE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E MARKETING. AQUI VOCÊ ENCONTRARÁ ARTIGOS, NOTÍCIAS E MUITO MAIS.Unknownnoreply@blogger.comBlogger66125tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-45013517548527988982011-02-25T10:33:00.000-08:002011-08-16T10:36:45.434-07:00Comunicação e persuasãoSomos persuadidos, sem perceber. A persuasão precisa seduzir, e não, necessariamente, ter algo relacionado ao produto/informação a ser comercializado.
Para se acreditar na informação, é preciso que haja um vínculo entre emissor e receptor, e a identidade do emissor deve impregnar a mensagem. O tipo de vínculo condiciona a mensagem. Serão, assim, as crenças e os valores impregnados nas mensagens,Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-19081718385198676112011-02-20T10:26:00.000-08:002011-08-16T10:29:32.103-07:00Reputação organizacional e corporativaUm elemento intrinsecamente integrado à imagem e à identidade, já que ambas embutem os valores e os diferenciais das organizações, é a própria reputação e ela é que dá competitividade às empresas no mundo do século XXI. Um atributo de consolidação empresarial, a reputação torna-se uma medida de valor competitivo e de capital na economia informacional.
A reputação, integrada à imagem corporativaUnknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-13584631594357208782011-02-15T07:04:00.000-08:002011-08-15T18:00:40.514-07:00Cinco princípios para implementar uma Política de Comunicação InternaA existência de uma política de comunicação interna nas empresas é essencial. Para sobreviver à acirrada concorrência empresarial da atualidade é fundamental fazer uma divulgação clara da Missão, Cultura, Valores e Objetivos da empresa aos seus colaboradores.
A empresa deve ter uma política assente numa linguagem comum e aberta a todos, na perspectiva da acessibilidade, e que não poderá ser Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-35756073032829174932011-02-08T06:57:00.000-08:002011-08-15T17:59:55.071-07:00Os sete princípios essenciais da Comunicação InternaHá sete princípios da comunicação, na minha opinião, pelos quais uma organização deve reger-se para desenvolver as suas mudanças internas e alcançar o sucesso. Estes princípios surgiram como resposta às dificuldades encontradas na realidade empresarial sendo a sua aplicação facilitadora do desenvolvimento da comunicação interna. Os princípios são os seguintes:
Transparência: para comunicar com Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-28751152548848860102011-02-01T06:54:00.000-08:002011-08-15T17:58:50.817-07:00Comunicação Empresarial Como Vantagem CompetitivaAs empresas passaram por fantásticas transformações nas últimas duas décadas, num processo que continuará provavelmente, nos próximos anos, com conseqüências ainda imprevisíveis, tal a velocidade e a natureza das mudanças.
Exatamente nesse momento, aumenta a responsabilidade de uma comunicação empresarial de qualidade. O professor americano James Grunig, da Universidade de Maryland, Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-42995354767391239512011-01-25T17:24:00.000-08:002011-08-15T17:58:20.051-07:00Comunicação e sustentabilidade socialA comunicação organizacional objetiva, por natureza, harmonizar relações entre a organização e seus diversos públicos, administrando relacionamentos e mediando conflitos e controvérsias por meio do diálogo, baseado em princípios que compõem valores éticos e a transparência.
É bastante comum que a sustentabilidade seja vista apenas pelo ângulo ambiental, acredita-se ser efeito dos fortes apelos Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-34977837756157247442011-01-20T10:01:00.000-08:002011-08-15T17:58:00.644-07:00Responsabilidade socioambiental e os desafios do comunicadorA comunicação organizacional, entre outras atribuições, vem desempenhando um papel fundamental para dar visibilidade a processos internos, clareza às metas e aos objetivos a serem alcançados e à percepção necessária aos diferentes públicos de relacionamento sobre o que representa uma determinada organização.
É importante entender a comunicação também dentro da responsabilidade social Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-17412363136486042212011-01-17T06:50:00.000-08:002011-03-30T06:52:47.586-07:00Voluntariado e Comunicação na EmpresaO surgimento de programas de voluntariado nas empresas brasileiras pode ser situado nos últimos anos da década de 1990, como conseqüência do processo de globalização da economia , que trouxe consigo a disseminação das idéias de responsabilidade social, no final dos anos 80 e início dos anos 90. Tais programas podem ser definidos como qualquer forma de apoio formal ou organizado de uma empresa a Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-8762077002463600832011-01-10T08:40:00.000-08:002011-08-15T17:57:30.556-07:00Comunicação e novas relações de trabalhoAnalisando a década inicial dos anos 2000, pudemos observar que as organizações voltaram a se reestruturar por constantes aquisições e mesmo fusões, impulsionadas, sobretudo, por uma nova crise financeira global. Lidar, por exemplo, com a comunicação organizacional, quando duas organizações passam por um processo de fusão e assumem uma única identidade, requer, hoje, um rápido aprendizado dos Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-78764452617635066872011-01-06T17:06:00.000-08:002011-02-06T17:08:42.101-08:00Branding InternoA premissa básica do Branding interno é criar um sistema formado por pessoas, em que os seus comportamentos suportem as mensagens corporativas internas e externas. O Branding interno é a aposta clara de uma organização em desenvolver-se de dentro para fora, ou seja, é assumir por completo que para conseguir conquistar o mercado tem primeiro de conquistar o seu público interno, por meio de uma Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-14129496328821134682010-11-25T16:06:00.000-08:002011-02-06T16:15:39.335-08:00O que a comunicação interna tem a ver com a reputação?A comunicação interna alinhada com os objetivos da organização torna-se estratégica na contribuição para o sucesso do negócio. Além de estratégico, o público interno é o mais consistente avalista da reputação da empresa, devendo ser, portanto, o primeiro a ter participação na comunicação corporativa.
Muitas empresas ainda insistem em ter o empregado como agente passivo num processo de Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-45065866329269569392010-11-15T13:07:00.000-08:002011-01-15T13:09:36.866-08:00Comunicação: construindo a reputaçãoA comunicação corporativa é o processo pelo qual os stakeholders percebem a identidade, a imagem e a reputação da organização. Esse processo traduz a identidade corporativa em imagem corporativa e enfatiza o modo que a empresa utiliza para se apresentar aos seus stakeholders. A comunicação é a orquestração de todos os instrumentos no campo da identidade da organização (comunicação, símbolos e Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-32435461121833369512010-10-10T07:46:00.000-07:002011-01-14T07:46:38.349-08:00Por quê reputação é diferente de imagem?Aqui no Brasil ainda há uma certa confusão entre reputação e imagem, mesmo entre os especialistas em comunicação. Na tentativa de elucidar um pouco o assunto, podemos começar este artigo com a idéia de que a reputação se baseia nos valores da organização e no comportamento que esta desenvolve diante dos grupos de interesse, muito mais do que no discurso corporativo. No entanto, cabe-nos ressaltarUnknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-17408630919414042872010-10-08T09:48:00.000-07:002011-01-03T10:01:20.470-08:00Reputação corporativa: reconhecimento pela conduta éticaA reputação corporativa é uma vantagem competitiva, construída pela utilização da comunicação e de comportamentos adequados, de condutas éticas, compatíveis à reputação que se deseja. É evidente que, sem a comunicação, a organização não conseguirá construir uma reputação, ou melhor, nem mesmo uma imagem, mas, há de se considerar que as práticas são fundamentais, para que o objetivo seja atingido.Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-37094515536255585722010-10-02T16:10:00.000-07:002011-01-02T16:11:13.084-08:00Como devo agir perante os outros? - comunicação e ética organizacionalA ética é um conjunto de regras, princípios ou maneira de pensar e expressar. Vários pensadores em diferentes épocas abordaram especificamente assuntos sobre ÉTICA: os pré-socráticos, Aristóteles, os Estóicos, os pensadores cristãos (Patrísticos, escolásticos e nominalistas), Kant, Espinoza, Nietzsche, Paul Tillich etc. O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-67328001534244749862010-09-20T14:03:00.000-07:002011-01-02T14:07:03.762-08:00Dimensão estratégica da informação e da comunicação nas organizaçõesA base das transformações vividas pela sociedade está na informação. É esta que permite ao homem conhecer a realidade e agir sobre ela. No sentido mais comum, informação refere-se à obtenção e circulação de conhecimentos sobre objetos. Tanto remete à redução ou remoção de incerteza, como é um insumo do processo de tomada de decisão. Em ambos os casos, a informação constitui um recurso que agrega Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-90451948987766945522010-09-02T11:34:00.000-07:002011-01-03T10:00:48.314-08:00O perfil do profissional de Comunicação InternaO profissional responsável pela área de comunicação interna tem que pensar como público prioritário unicamente o funcionário e tratá-lo como cidadão corporativo, já que assim deixa mais integrados empresa e funcionários.
Para o sucesso de uma área seja ela qual for, é necessário um profissional que seja especializado no assunto. Muitas pessoas acreditam que o ato de comunicar é fácil e que para Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-31742792088312165712010-08-30T11:29:00.000-07:002010-09-13T12:16:52.384-07:00Comunicação interna em momentos de criseToda empresa está sujeita a ser prejudicada por fatos como clientes ou funcionários insatisfeitos, um erro na fabricação de algum produto, um acidente na própria fábrica ou envolvendo seus equipamentos, uma greve, entre outros.
Essas situações, se não forem bem administradas podem levar a uma crise na corporação, podendo prejudicar seu ambiente interno e sua imagem perante a população. Uma Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-86193033893709794962010-08-24T12:23:00.000-07:002010-09-12T12:29:31.711-07:00A importância do público internoMuitas empresas já sabem: os funcionários são seus primeiros clientes. Eles são peças fundamentais na engrenagem que vai levar a organização ao sucesso ou ao fracasso. Por isso, fazer deles parte integrante de um grupo com os mesmos objetivos, valorizá-los, incentivá-los e municiá-los de informações estratégicas estão na linha de frente das ações de planejamento estratégico de qualquer Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-32912005488884967062010-08-20T16:04:00.000-07:002010-09-11T16:08:34.261-07:00Comunicação interna na comunicação integradaA comunicação interna é a base de sustentação de qualquer processo bem sucedido de comunicação integrada. Sem ela falta sustentabilidade para qualquer outro processo de comunicação.
Os objetivos da comunicação sempre foram tratados como tendo metas a médio e longo prazo, ao contrário de objetivos de ciências ou atividades dos campos das exatas, por exemplo, que se caracterizam pela urgência em Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-1596618039685598842010-08-14T18:27:00.000-07:002010-08-27T18:39:19.375-07:00Comunicação Interna e Imagem Corporativa não podem estar dissociadasUma imagem constitui um conjunto de significados segundo os quais um objeto é conhecido e através dos quais as pessoas o descrevem, recordam e se relacionam. É o resultado da interação das crenças, idéias, sentimentos e impressões de uma pessoa sobre um objeto. A imagem é, então, a percepção exterior de uma identidade.
Os elementos componentes da imagem são a força, o conteúdo e a notoriedade. Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-67955560001038908752010-08-10T17:54:00.000-07:002010-08-27T18:01:08.743-07:00Universidade dos EUA estuda substituir curso de Jornalismo por graduação em mídiasNos EUA, a Universidade do Colorado estuda fechar seu curso de graduação em Jornalismo para criar um programa que combine preceitos jornalísticos e de ciência da computação. O novo curso seria algo próximo de uma "graduação em mídias".
Segundo informações do site Editor & Publisher, a universidade acredita que a nova graduação irá "preparar os alunos para uma inédita mudança nas Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-78252754326691910962010-08-09T16:54:00.001-07:002010-08-09T16:57:00.165-07:00Comunicação Interna e ComprometimentoAs organizações têm buscado melhorar o ambiente físico interno, a relação com seus colaboradores e têm dado mais atenção aos vínculos psicológicos dos membros com a organização, a fim de que sejam obtidas maior qualidade, produtividade e competitividade.
O público interno, além de ser responsável pela produtividade da empresa, também assume a função de porta-voz empresarial, pois, muitas vezes, Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-64599248517738978812010-08-06T00:40:00.000-07:002010-08-09T07:43:50.943-07:00O papel da Comunicação Interna no cumprimento da promessa da marcaA maioria dos estudos sobre a marca e a imagem corporativa tem enfocado a influência da comunicação externa, como a publicidade e as relações públicas. Menos atenção tem sido dada ao papel estratégico que a comunicação interna pode desempenhar. No entanto, a comunicação interna deveria ser tratada como "primeira fronteira" na batalha para o cliente. Quando fundamentados em fortes valores Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2521985174571627735.post-57496939729534787792010-08-04T00:23:00.000-07:002010-08-04T00:23:00.790-07:00Eficácia em Comunicação InternaA comunicação eficaz é a melhor ferramenta gerencial existente. As pessoas, numa empresa precisam saber o que está acontecendo para que possam verdadeiramente participar.
Para uma boa comunicação interna é importante que sejam quebradas as barreiras de comunicação, como: diferenças na percepção, filtragem de conteúdo, problemas da língua, diferença de estados emocionais, sobrecarga da informaçãoUnknownnoreply@blogger.com0